Dia Mundial da Bengala Branca


No passado dia 15 comemorou-se o Dia Internacional da Bengala Branca não só no nosso país, como em muitos outros por este mundo fora. O "Dia Internacional da Bengala Branca" foi declarado em 1970, pelo presidente da Federação Internacional de Cegos, tendo sido o dia 15 de Outubro o eleito.
A comemoração do Dia da Bengala Branca visa dignificar a pessoa cega, reconhecendo a sua plena independência e autonomia e o seu valor na sociedade. Infelizmente, estas pessoas ainda são, por vezes, discriminadas pela sua deficiência e afastadas da participação activa na sociedade, negando-lhes a oportunidade de exercerem uma actividade e de serem uma voz participante em tudo o que as rodeia.


A tão conhecida bengala branca, com uma faixa vermelha na parte inferior é utilizada por deficientes visuais em muitos países. Mas será que todos eles sabem quem foi o pai da bengala branca? Em 1921, James Biggs, um fotógrafo de Bristol, em Inglaterra, cegou em consequência de um acidente. Como ele vivia numa zona de trânsito muito intenso, que lhe causava alguns problemas, resolveu pintar a sua bengala de branco, para assim se tornar mais visível e facilitar-lhe as deslocações.


A bengala branca é normalmente aceite por todos como o "símbolo da cegueira". Vários são os países que têm regras distintas daquilo que é uma "bengala para cegos".

No Reino Unido:
- a bengala branca é reconhecida como sendo utilizada por deficientes visuais;
- se a bengala tiver duas faixas vermelhas significa que o seu portador é surdo-mudo;
- em alguns casos, a bengala pode ser amarela.

Nos USA:
- quem carrega uma bengala branca tem prioridade ao atravessar uma rua ou em qualquer local público.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Estrutura do globo ocular

Autismo vs Asperger

As máquinas e a mente!!