Escrita a branco



Escrita a branco?!!... Onde já se ouviu falar em tal coisa?
Para um normovisual esta designação causa alguma perplexidade e até dúvida, de que estejamos a aplicar bem a expressão, mas para um cego não restam dúvidas... Estamos a falar do Braille, a escrita dos deficientes visuais que se denomina de "escrita a branco" pois os pontos utilizados são marcados no papel, que regra geral é branco!!


Figura 1


A aprendizagem do Braille inicia-se com a célula braille e a régua de iniciação (fig.1), passando posteriormente pela utilização de umas chapas de zinco, para a iniciação à leitura e finalmente, pela máquina braille e a escrita à pauta braille (escrita manual que é feita com um pequeno punção que fura o papel).

Para muitas pessoas com cegueira adquirida a aprendizagem do braille pode ser muito difícil e, em alguns casos, quase impossível, uma vez que a sensibilidade táctil aqui é determinante. Nem sempre, durante a nossa vida, tratamos bem os nossos dedos e mãos, provocando-lhes lesões que poderão um dia mais tarde condicionar toda uma aprendizagem e autonomia!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Estrutura do globo ocular

Autismo vs Asperger

As máquinas e a mente!!