Dia Internacional da Deficiência na Árvore



A comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência no dia 3 de dezembro, tem como objectivo chamar a atenção de toda a sociedade para os direitos destas pessoas e para a importância da sua integração em todos os aspectos da vida política, social e cultural das suas comunidades.
Mas, segundo o Público online (dos poucos orgãos de comunicação social a referir este dia!), as associações portuguesas de deficientes dizem que "não têm quaisquer razões para comemorar" e "contestam a perda de direitos e a inexistência de condições de emprego, circulação e integração."
Que o dia existe, existe! As pessoas lembram-se dele? Não! Que as pessoas com deficiência existem, existem e em grande número! Lembram-se delas? Infelizmente, só quando convém...

Quem não se esqueceu de comemorar este dia foi a Colónia de Férias da Árvore, em Vila do Conde que convidaram os técnicos e deficientes visuais da Reabilitação de Cegos Adultos, do Centro de Reabilitação da Areosa a assistir e participar nas actividades.
Tudo começou com uma pequena dramatização, por parte dos alunos do pré-escolar, da história de Elmer - O Elefante. O Elmer era um elefante aos quadrados de várias cores, diferente de todos os outros e, quando quis ser igual e se pintou de cor de elefante, ninguém reparou nele. Então Elmer decidiu que ser diferente era bom e fazia com que todos se sentissem melhor! É bom sermos nós mesmos, mesmo que implique sermos diferentes!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Estrutura do globo ocular

Autismo vs Asperger

As máquinas e a mente!!