Cão-guia - como devo actuar!!


Um cão-guia é um cão de trabalho e não uma mascote. Quanto mais o ignorarmos, melhor será para ele e para o seu dono. Não devemos ter medo deles, pois os cães-guia são muito bem treinados e nunca seriam capazes de fazer mal a alguém sem motivo.

O seu comportamento e a sua forma de estar são completamente diferentes das dos outros cães. A sua dupla função de guia e companheiro do seu dono deve ser respeitada.

Não devemos tocar-lhe nem acariciá-lo quando estiver a trabalhar, ou seja, quando estiver com o arnês posto. Se o fizermos podemos distraí-lo!

Se estivermos com outro cão, devemos controlá-lo para evitar algum acidente quando passarmos ao lado do cão-guia ou do seu dono cego.

Não devemos oferecer-lhe guloseimas ou alimentos: o seu dono encarrega-se disso com todo o esmero. Ele está bem alimentado e tem um horário estabelecido para comer.

Quando nos dirigirmos a uma pessoa cega com cão-guia, devemos falar directamente para o cego e não para o cão.

Se uma pessoa cega com cão-guia nos pedir ajuda, devemos aproximarmo-nos pelo seu lado direito, para que o cão-guia se possa manter à sua esquerda. O dono ordenar-lhe-á que nos siga, ou então pedir-nos-á o nosso cotovelo esquerdo. Neste caso, será dada uma espécie de senha ao cão-guia para lhe dizer que está temporariamente fora de serviço.

Se um cego com cão-guia nos pedir indicações, devemos dar-lhe indicações claras sobre o sentido para o qual ele se deve voltar ou seguir para chegar ao lugar para onde se dirige.

Não devemos correr nem agarrar o braço de um cego com cão-guia, sem antes lhe falar e não devemos tocar no arnês do cão.

Os cães-guia têm horas e locais pré-determinados para esvaziarem os seus esfincteres.

Os cães-guia estão habituados e habilitados a viajar em qualquer meio de transporte, dentro ou fora do país, encostados aos pés do seu dono cego, sem causar incómodo aos outros passageiros.

Devido ao rigoroso treino que têm, os cães-guia estão habituados a aceder e permanecer junto dos seus donos em qualquer tipo de estabelecimento (saúde, centros comerciais, etc.) sem causar alteração ao normal funcionamento dos mesmos, nem incómodos aos outros utentes ou funcionários.

Nos locais de trabalho, os donos de cães-guia estão habilitados a exercer as suas funções com os cães ao seu lado. Os cães-guia têm o mesmo direito que os donos de terem livre acesso a todos os locais públicos.

_____________________________________________
Escola de cães-guia para cegos em Portugal:

Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Estrutura do globo ocular

Autismo vs Asperger

As máquinas e a mente!!